top of page

Ansiedade

A ansiedade é uma reação natural e necessária do ser humano na antecipação de situações de perigo. No cotidiano é comum sentir ansiedade em diversas ocasiões, ao falar em público, antes de uma entrevista de emprego, às vésperas de uma prova, entre outras. No entanto, quando a ansiedade se torna crônica, exagerada e desproporcional ao estímulo que a produz, entende-se que seja necessário a busca por ajuda profissional.

Neste artigo, vamos explorar o conceito de ansiedade, seus sintomas e quando buscar ajuda profissional.



O Que é a Ansiedade?


Como vimos anteriormente, a ansiedade é uma resposta emocional à antecipação de uma ameaça futura. É um mecanismo de sobrevivência que nos prepara para lidar com situações desafiadoras. No entanto, quando a ansiedade se torna desproporcional e persistente, ela pode evoluir para um transtorno de ansiedade, afetando o bem-estar físico e mental.


Sintomas Comuns de Ansiedade


Os sintomas de ansiedade variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:


Preocupação Excessiva: Pensamentos intrusivos e persistentes sobre preocupações futuras, muitas vezes sem motivo aparente.

Agitação e Inquietação: Sentimentos de inquietação, nervosismo e dificuldade em relaxar.

Sintomas Físicos: Aumento da frequência cardíaca, sudorese, tremores, tensão muscular e problemas gastrointestinais.

Pânico: Ataques repentinos de medo intenso, geralmente acompanhados por sintomas físicos graves.

Evitação: Evitar situações ou lugares que possam desencadear ansiedade, o que pode levar ao isolamento social.


Quando buscar ajuda profissional?


O transtorno de ansiedade é bem amplo e afeta significativamente a vida diária de uma pessoa que o apresenta. Seja no ambiente profissional, em uma entrevista de emprego, seja nas relações sociais, ao não conseguir falar com as pessoas à sua volta, os sintomas excessivos da ansiedade provocam sofrimento psicológico e impedimento de uma vida plena. Caso a você identifique que a ansiedade esteja interferindo significativamente em sua vida diária, impedindo que você realize aquilo que deseja, é importante procurar ajuda profissional da psicologia para dar início ao tratamento adequado.


A Importância da Terapia no Tratamento da Ansiedade


Durante o processo terapêutico os sintomas da ansiedade são trabalhados pelo psicólogo e pelo paciente, tornando-os mais fáceis de serem controlados e entendidos. Além disso, a psicoterapia propõe questionar e refletir sobre o modo como você age diante de situações produtoras de ansiedade. Neste sentido, a terapia online te ajuda a transformar o seu lugar de refém dos sintomas em protagonista de sua própria vida.



Posts Relacionados

Comentários


bottom of page